segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ELIAS O PROFETA

ELIAS
(ELIAH) SEU NOME SIGNIFICA: “JAVÉ É DEUS” ELE ERA TISBITA [REIS 17.1] PROFETIZOU DURANTE O REINO DE ACABE NO REINO NO NORTE. ELIAS POR ORDEM DIVINA AMALDIÇOOU ISRAEL SEM CHUVA POR 3ANOS E SEIS MESES [ I REIS 17.1; TIAGO 5.17 ] EM SUAS FUGAS ERA ALIMENTADO MILAGROSAMENTE PÊLO CORVOS [ I REIS 17.5,6 ; 19.5].

MOROU DURANTE UM CERTO TEMPO NA CASA DE UMA VIUVA EM UMA CIDADE SIDÔNIA [REIS 17.21 ].O PROFETA ELIAS FEZ UM DESAFIO INÉDITO AOS PROFETAS DE BAAL PARA QUE O DEUS VERDADEIRO RESPONDESSE COMO FOGO E JAVÉ MOSTROU SER O DEUS VERDADEIRO NESTE DESAFIO ( I REIS 18).

POR CAUSA DISSO A RAINHA JEZABEL O PERSEGUIU E ELE REFUGIOU-SE PARA O MONTE HOREBE, ONDE TEVE UM CONTATO ESPECIAL COM JAVÉ, E DE LÁ FOI ATÉ ENCONTRAR COM AQUELE QUE SERIA O SEU SUBSTITUTO: ELISEU ( I REIS 19).

ELIAS CONTINUOU O SEU MINISTÉRIO DE CONDENAR O PECADO E MAIS UMA VEZ FOI PROFETIZAR AMEAÇAS PARA O REI ACABE POR TER MATADO O JUSTO NABOTE ( I REIS 21), O REI ACAZIAS TAMBÉM AO PROCURAR AJUDA DE DEUSES ESTRANHOS FOI ADVERTIDO PELO PROFETA QUE MORRERIA POR ISSO ( II REIS 1.1-8).

QUANDO TROPAS DE SOLDADOS VIERAM PARA MATAR O PROFETA, ESTE MANDOU FOGO DO CÉU PARA OS CONSUMIR E ASSIM ACONTECEU ( II REIS 1.9-18). NO TEMPO DETERMINADO JAVÉ DECIDIU LEVAR O PROFETA PARA O CÉU EM VIDA, SENDO ARREBATADO EM UM REDEMOINHO ( II REIS 2.1-11).

O SINAL QUE FICOU DA INVESTIDUTA DE ELISEU COMO SUCESSOR FOI A CAPA DE ELIAS ( II REIS 2.12-25). ELIAS É O PROFETA QUE TEVE COM CRISTO NO MONTE DA TRASFIGURAÇÃO ( MATEUS 17) E QUE SEGUNDO A REVELAÇÃO DO APOCALIPSE DE JESUS PARA JOÃO, COM CERTEZA É UMA DAS DUAS TESTEMUNHAS QUE DEVERÃO VIR A TERRA NA GRANDE TRIBULAÇÃO ( APOCALIPSE 11)

LIÇÃO DE VIDA

ELIAS FOI UM DOS MAIORES PROFETAS QUE DEUS TEVE NA TERRA, SENDO UM PREGOEIRO DA JUSTIÇA E POR ISSO SEMPRE TOMAVA ATITUDES RADICAIS. FOI UM PROFETA DE FOGO E ESPADA LITERALMENTE.



---------------------


O DESAFIO DE ELIAS
O escriba Valdemir Mota de Menezes faz os seguintes apontamentos a respeito deste seriado para a TV, produzido no Brasil e transmitido pela REDE RECORD DE TELEVISÂO:
1 - O filme contextualiza relativamente bem a vida cotidiana dos israelitas no que tange a comida, habitação e vestuário
2 - O filme sai do tópico principal que é o profeta Elias e se demora longamente em conjecturas sobre a vida de Acabe e Jezabel.
3 -Os efeitos visuais do filme é muito fraco, prinicpalmente no ápice do filme, quando Javé faz cair fogo do céu para consumir o holocausto. Qualquer grupo teagtral amador faria algo melhor.
4 - Elias desafiou ao total 850 profetas, sendo estes profetas dos deuses pagão Baal e Asera. O filme mostra um pequeno grupo de pessoas representando estes profetas.É um fiásco, indígno da grande dos fatos reais e uma vergonha para uma produção brasileira.
5 - Critico também o fato de haver no filme, apelo sexual, romances fantasiosos, cenas de beijo, totalmente fora do contexto bíblico e que não edifica a fé de ninguém.

----------------------------

THE CHALLENGE OF ELIJAH
The scribe of Valdemar Mota Menezes makes the followingnotes on this series for TV, produced in Brazil and aired by Rede Record de Televisão:
1 - The film contextualizes relatively well the daily lives of Israeliswhen it comes to food, shelter and clothing
2 - The movie comes out that the main topic is the prophet Elijahand lingers long on conjecture about the life of Ahab and Jezebel.
3-The film's visual effects is very weak, especially at the apex of the film, when Yahweh makes fire come down from heaven to consume the burnt offeringAny amateur theater group would do something better.
4 - Elijah challenged 850 prophets to the total, and theseprophets of the pagan gods Baal and Asherah. The film shows asmall group of people representing these prophetsIt is a failure,unworthy of the great facts and a disgrace to a Brazilian production.
5 - also criticize the fact of the movie, sex appeal, fantasy novels,kissing scenestotally out of context and that biblical faith does not edify anyone.



1





video




2




video

3



video





4


video


5


video


6


video




7
video


8

video


9

video


10
video


11




video]

12


video

Nenhum comentário:

Postar um comentário