domingo, 7 de setembro de 2008

HABACUQUE/HAGAR/HULDA

HABACUQUE

( = HABAKUK) DE UM PROFETA DE JUDÁ MAS SENDO DA TRIBO DE LEVI ONDE A JAVÉ DEUS COMO CANTOR (HAB. 3.19). ESTE PROFETA ESCREVEU UM LIVRO LÁ PELO SÉCULO VII ªC QUE CONSTA NAS ESCRITURAS SAGRADAS. SUAS PROFECIAS PREDIZEM A VINDA DOS CALDEUS (BABILÔNIOS) PARA DESTRUIR OS JUDEUS, POIS DEUS ESTAVA CASTIGANDO SEU POVO.

LIÇÃO DE VIDA

HABACUQUE É UM EXEMPLO PARA AQUELES QUE SÃO CANTORES QUE MUITAS VEZES VIVEM EM CARNALIDADES E NÃO SE APLICAM A TRANSMITIR A MENSAGEM DIVINA COM UNÇÃO.
t
HAGAR

( = HAGAR) ESCRAVA DE SARA QUE FOI COMPRADA POSSIVELMENTE NO EGITO (GÊN 16.1 E 12.10). QUANDO SARA JÁ ESTAVA COM QUASE 80 ANOS, ELA TOMOU SUA ESCRAVA HAGAR E DEU PARA ABRAÃO TER RELAÇÃO SEXUAL COM ELA, POIS SARA PERDEU A FÉ NA PROMESSA (GÊ 16.2-3). COMO A LEI DA MESOPOTÂMIA PERMITIA TAL ARRANJO FAMILIAR, HAGAR ENGRAVIDANDO DESPREZOU SARA (GÊN 16.4-5) MAS SARA AO VER A FELICIDADE DA ESCRAVA COMEÇOU A PERSIGUÍ-LA, POR ISSO HAGAR FUGIU (GÊ 16.6) DAÍ ELA ENCONTROU UM ANJO QUE MANDOU ELA VOLTAR PROMETENDO QUE DE SEU FILHO SAIRIA UM POVO (GÊN 16.7-14) O MENINO CHAMOU-SE ISMAEL (GÊN 16.15-16). MAIS TARDE SARA INFLUENCIOU ABRAÃO PARA MANDAR EMBORA HAGAR E SEU FILHO (GÊN 21.9-11). DEUS CONSOLOU ABRAÃO E AUTORIZOU ELE A DESPEDI-LA (GÊN 21.12-13). NO DESERTO HAGAR DESESPEROU-SE, E OROU COM LÁGRIMAS. DEUS OUVINDO-A CONSOLOU-A (GÊN 21.14-21). OS ÁRABES SÃO OS DESCENDENTES DE HAGAR.

LIÇÃO DE VIDA
DEUS NÃO DÁ A MENOR IMPORTÂNCIA PARA A POSIÇÃO SOCIAL, A CAPACIDADE INTELECTUAL, NEM PARA AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS. HAGAR ERA ESCRAVA, DESPREZADA PELA SUA DONA, JOGADA NO OLHO DA RUA (OU MELHO, NO DESERTO) DEUS DUAS VEZES A AMPAROU E DEU A ELA UMA DESCENDÊNCIA PODEROSA

HULDA

[ =HULDA ] PROFETISA , MULHER DE SALUM UM ´GUARDA DAS ROUPAS REAIS . NOS SEUS DIAS DE REI JOESIAS DE JUDÁ PEDIU AO SUMO-SASERDOTE HILQUIAS PARA ,LEA COMSULTÁ-LA E ELA PREDISSE GRANDES ASSOLAÇÕES QUE ACOMTECERIAM DEPOIS DA MORTE DO REI (II REIS 22.12 –20 ).


LIÇÃO DE VIDA
DEUS TAMBÉM USA AS MULHERES. VEJAM COMO ELA ERA CONSIDERADA EM ISRAEL POI ATÉ O REI E O SUMO- SACERDOTE IAM PEDIR CONSELHOS DIVINOS A ELA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário