segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EZEQUIEL






EZEQUIEL


FILHO DE BUSI DA FAMÍIA DO CATIVEIRO DA BABILONIA. EZEQUIEL AINDA ERA JOVEM [ANTIGÜIDADES 10.3,6] SETE ANOS APÓS A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM EZEQUIEL TINHA 30 ANOS TENDO JÁ IDADE PARA EXERCER O SACERDÓCIO [EZE 1.1;NUM 4.3]. HÁ INDICIOS CLAROS DE QUE CONVIVEU COM JEREMIAS E POSSUIA UMA COPIA DO SEU LIVRO.

VEJAMOS ALGUMAS SEMELHANÇAS NOS SEUS DISCUSOS .

PARÁBOLA DA PANELA JER 01.13-15 –EZ 11.2-11;24.3-14
AS DUAS IRMÃS JER 3.6-11 -- EZ 23.1-49
O PERDÃO AOS ARREPENDIDOS JER 18.5-12- --EZ 18.21-32
OS MAUS PASTORES JER 23.1-6 -EZ 34.1-24
PROVERBIO DAS UVAS JER 31.29-30 -EZ 18.2-31
A NOVA VIDA ESPERITUAL JER 31.33-34 – EZ 11.19-20
O FUTURO DOS EXILADOS JER 24.1-10 - EZ 11.15-21


EZEQUIEL EXERCEU SEU MINISTÉRIO POR MAIS DE 27 ANOS ( EZ 29.17 ).SEGUNDO A TRADIÇÃO RABINÍCA ELE FOI MORTO POR ORDEM DE UM PRINCIPE QUE FICOU REVOLTADO CONTRA O PROFETA QUE PREGOU CONTRA A IDOLATRIA POPULAR.

EZEQUIEL ENCANTA QUALQUER LEITOR DO SEU LIVRO PELAS VISÕES FANTÁTICAS , E AS EXPERIÊNCIA SOBRENATURAIS.


LIÇÃO DE VIDA

A ANTIGA ALIANÇA SOFREU MUITO COM SACERDOTES HIPÓCRITAS, MAS EZEQUIEL FOI UM EXEMPLO DE SACERDOTE QUE NÃO SE ESCONDIA ATRÁS DA RELIGIÃO MAS ALGUÉM QUE ERA LIDER SINCERO.

EZEQUIAS



EZEQUIAS

Leitura bíblica ( 2 Reis capítulos 18 ao 20 )

Ezequias era um homem de grande visão, além das reformas espirituais que ele fez em Israel, o que lhe valeu o titulo reformador espiritual de todos os reis ( 2 Reis 18.5 ). Como político ele foi astuto e calculista o que favoreceu grandemente a nação de Judá, pois apesar de estar na lista negra da Assíria e vários vizinhos seus já haviam sucumbido ante o poder assírio.

Ezequias sempre conseguia manter alianças com outros inimigos de Assíria. Os espiões assírios haviam percebido o seu jogo e informado Sargão II detalhadamente sobre as negociações secretas de Ezequias com o país do Nilo. Depreende-se isso do texto de um fragmento prismatico:

“A Filisteia, Judá, Edom e Moabe que mandaram planejavam atos de inimizade, maldades sem conta... que, a fim de inimiza-la comigo, ao faraó, rei do Egito... presentes para homenageá-lo e procurando induzi-lo a fazer parte de uma aliança ...”


Ezequias também ficou conhecido através das Escrituras por causa da sua cura maravilhosa. Ele caiu doente (Uma espécie de abscesso) e chegou a ser desenganado pelo profeta Isaias, porém, a bíblia diz que ele orou a Deus e o Senhor ouvindo a oração de Ezequias ordenou que o profeta voltasse e falasse que ele iria viver, e mesmo sendo sua enfermidade aparentemente incurável, com uma simples pasta de figo ele foi curado.

Em 1939 descoberto fragmento de um livro na cidade marítima de Ugarat datado por volta de 1500 ªc. no qual havia instruções medicas ate para curar cavalos com ungüento de figo e passas. O nome desse remédio é chamado de “DEBELAH’ e inclusive ainda hoje é usado por médicos suíços que receitam figos picados embebidos em leite”.




Uma história de milhares de anos :

"Eis que reinará um rei com justiça, e dominará os príncipes segundo
o juízo. E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e
um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares
secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta."
Isaías, 32: 1-2


Acredita-se que o jarro acima, com um selo que
representa um besouro de asas abertas, tenha
pertencido ao rei Ezequias (foto: Rui Schwantes)



Acredita-se que o jarro acima, com um selo que
representa um besouro de asas abertas, tenha
pertencido ao rei Ezequias (foto: Rui Schwantes)






Ezequias foi um dos mais importantes monarcas de Judá. Ele governou a região na transição entre os séculos 8 e 7 a.C e tinha 25 anos quando se tornou rei no lugar de Acaz, seu pai. Entre seus atos como imperador destacaram-se a reabertura do templo de Salomão, fechado desde o governo anterior, a restauração da festa de Páscoa como feriado oficial no calendário judeu, o enfrentamento dos exércitos assírios e a implementação de uma série de reformas em Jerusalém, que culminaram na construção do túnel de Siloé.

Até então, tudo o que se sabia do túnel vinha do estudo das inscrições contidas em sua parede. A construção só teve sua idade determinada graças à combinação de duas técnicas de datação.

A primeira é a análise do carbono, que consiste na queima de partes orgânicas encontradas junto a um objeto -- pedaços de planta ou ossos, por exemplo. O método permite saber o percentual aproximado desse elemento num organismo comparado com a época em que ele era vivo.

Isso só é possível porque, quando morremos, nosso corpo pára de trocar carbono com o ambiente -- o que, durante a vida, ocorre por meio da respiração. Com a morte, a quantidade de carbono diminui gradualmente em quantidade previsível. Assim, é possível estimar com boa dose de precisão a ’idade’ de um achado, desde que ele apresente resquícios orgânicos.

No caso em questão, a dificuldade dos arqueólogos, até aqui, era encontrar esses vestígios, já que o túnel estava revestido por uma camada grossa de reboco. O bloqueio só foi vencido com a perfuração da parede em diversos pontos, que permitiu encontrar fragmentos de planta em ótimo estado de conservação.

Esses fragmentos foram submetidos à datação de carbono e seus resultados confirmados com o auxílio da técnica de datação radiométrica, em que elementos radioativos como o tório e o urânio sensibilizam partes do material orgânico. As análises demonstraram que, pela quantidade de carbono remanescente, era possível afirmar que a planta e, portanto, o túnel eram mesmo de, aproximadamente 700 anos a.C.

Outros métodos de datação muito adotados são a estratigrafia -- determinação da idade de um local pela quantidade de camadas uma sobre a outra, supondo-se que cada uma delas tenha sido formada em uma época diferente --, a seriação -- avaliação de objetos encontrados juntos, mas pertencentes a épocas distintas -- e, finalmente, a paleografia -- análise comparativa do estilo de escrita encontrada em uma superfície.

O trabalho dos pesquisadores israelenses remete à arqueologia bíblica, ramo da ciência que se vale de objetos achados em escavações para verificar a existência de personagens e cenários descritos nas escrituras. Além do túnel de Siloé, ela já identificou outros fatos e objetos descritos na Bíblia, como o caixão de Tiago, o código de Hamurabi e a existência de Pôncio Pilatos, que teria ordenado a crucificação de Jesus. As evidências estão catalogadas em museus de países como EUA, Inglaterra, Turquia e o próprio Brasil.

Na conturbada relação entre ciência e religião, a arqueologia bíblica aparece como um interessante caminho para aproximar esses dois campos historicamente tão divergentes. Que o diga Galileu.

Rafael Barros
Ciência Hoje On-line

ESAÚ




E S A Ú

POR NASCER PELUDO FOI CHAMADO POR ISAQUE E REBECA DE ESAÚ QUE SIGNIFICA “peludo” ( GÊNESIS 25.21-26). ESAÚ ERA CAÇADOR E CERTO DIA CEHGANDO CHEIO DE FOME, PEDIU QUE JACÓ SEU IRMÃO, QUE FIZESSE COMIDA. EM TROCA JACÓ PEDIU QUE ESAÚ LHE DESSE O DIREITO A PRIMOGENITURA, ESTE DESPREZANDO SEU DIREITO A TROCOU POR “uma sopa” ( GÊNESIS 25.29-34).

OUTRA BESTEIRA QUE ESAÚ FEZ FOI CASAR COM DUAS HITITAS: JUDITE E BASEMATE ( GÊNESIS 26.34-35), E DEPOIS CASOU-SE COM MAALATE, FILHA DE ISMAEL ( GÊNESIS 28.9). JACÓ, TEMPOS MAIS TARDE FEZ UMA TRAMA E RECEBEU A BENÇÃO DA PRIMOGENITURA DO SEU PAI, O VELHO ISAQUE ( GÊNESIS 27.1-33), ESAÚ FUGIU E FICOU 20 ANOS NA MESOPOTÂMIA. QUANDO JACÓ VOLTOU-SE A SE ENCONTRAR COM ESAÚ OS DOIS SE RECONCLILIARAM COM ABRAÇOS, BEIJOS E CHORO ( GÊNESIS 32.1-21 E 33.1-20). ESAÚ TORNOU-SE O PAI DE NAÇÕES COMO OS IDUMEUS ( GÊNESIS 36.43) E DOS EDOMITAS ( GÊNESIS 36.8).

LIÇÃO DE VIDA

ESAÚ NOS DEIXOU UM EXEMPLO TRISTE EM SUA VIDA, ELE MOSTROU DESINTERESSE PELA BENÇÃO DE DEUS, TROCANDO ELA POR UM “sanduíche”. O CRISTÃO DEVE SE INTERESSAR PELAS COISAS DE DEUS ( ORAR, JEJUAR, ESTUDAR AS ESCRITURAS, OBEDECER E PREGAR O EVANGELHO), CASO CONTRÁRIO, DEUS DARÁ BENÇÃOS ESPECIAIS A OUTROS MAIS INTERESSADOS, E O TAL JOGADO NOS MONTES DE SEIR.

ENOQUE



ENOQUE

FILHO DE JAREDE E PAI DE MATUSALÉM ( GÊNESIS 5.18,22) ELE VIVEU NO MUNDO ANTEDILUVIANO, EM UM MUNDO ONDE A ATMOSFERA ERA DIFERENTE E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ERA LENTO E POR ISSO CHEGOU A VIVER 365 ANOS. MAS A VIDA LONGA DEENOQUE É MAIS ESPETACULAR AINDA, AFINAL ELE FOI TRANSPORTADO PARA O MUNDO INVISÍVEL ( GÊNESIS 5.24). ENOQUE NÃO MORREU, PORQUE FOI PARA UM PROPÓSITO QUE DEUS O GUARDOU DA MORTE ( HEBREUS 11.5)

COMO ENOQUE NÃO MORREU, ELE PRESENCIOU EM ESPÍRITO VÁRIOS EVENTOS APÓS O SEU SUMIÇO DO MUNDO FÍSICO. DENTRE ESTES EVENTOS ELE VIU O DILÚIVIO E OS FATOS QUE SE SEGUIRAM. FOI ENOQUE QUE DETALHOU A MATERIALIZAÇÃO DOS ANJOS QUE PECARAM, DEIXANDO O SEU PRINCIPADO E MORADIA E VINDO A TERRA PARA MANTER RELAÇÕES SEXUAIS COM AS MULHERES, DEPOIS ESTES ANJOS FORAM PRESSO NO ABISMO SUBMARINO E LÁ DEVEM FICAR ATÉ O JUIZO FINAL.


COMO ESTA HISTÓRIA CHEGOU A SER DO CONHECIMENTO DE TODOS, É QUE É DIFÍCIL EXPLICAR, ALGUMAS TEORIAS SÃO AS SEGUINTES:

A – MATERIALIZAÇÃO DO LIVRO

ENOQUE ESCREVEU E DEPOIS MATERIALIZOU NO MUNDO FÍSICO E ALGUÉM ENCONTROU O LIVRO, O TORNANDO PÚBLICO.

B – APARIÇÃO DE ENOQUE

ENOQUE PODERIA TER APARECIDO PARA ALGUÉM REVELANDO O QUE VIU, E ESTE ESCREVEU O LIVRO

C – REVELAÇÃO DE DEUS

DEUS PODERIA TER APARECIDO A ALGUM ESCRAVO SEU E REVELADO OS ACONTECIMENTOS NARRADOS NO LIVRO.

A VERDADE É QUE O LIVRO DE ENOQUE SOFREU MODIFICAÇÕES ESCANDALOSAS, NÃO SENDO A REPRESENTAÇÃO EXATA DA VERDADE, POIS HÁ DADOS DE ASTRONOMIA COMPLETAMENTE EQUIVOCADO. ALÉM DE EXAGEROS QUILOMÉTRICOS COMO A DESCRIÇÃO DOS ANJOS MATERIALIZADOS COMO SENDO GIGANTES DE MAIS DE 100 METROS DE ALTURA. ESTUDAREMOS O LIVRO DE ENOQUE NO VOLUME DA COLEÇÃO DE TEOLOGIA “Literatura Judaica”. ENTRETANTO, O LIVRO MERECE ALGUMA CREDIBILIDADE EM ALGUNS PONTOS, POIS ESTE É CITADO POR PEDRO E JUDAS ( JUDAS 6, 7, 14, II PEDRO 2.4; I PEDRO 3.19-20)

LIÇÕES DE VIDA

“E andou Enoque com Deus (GÊNESIS 5.24) ESTA FRASE REPRESENTA TUDO O QUE FOI A VIDA DE ENOQUE NESTA VIDA E NA OUTRA. ENOQUE COLOCOU DEUS COMO O CABEÇA DE SUA VIDA, TUDO O QUE ELE FAZIA, FALAVA OU PENSAVA, DEUS TINHA PRIORIDADE. ANDE COM DEUS COMO ENOQUE !!!

ELIAS O PROFETA

ELIAS
(ELIAH) SEU NOME SIGNIFICA: “JAVÉ É DEUS” ELE ERA TISBITA [REIS 17.1] PROFETIZOU DURANTE O REINO DE ACABE NO REINO NO NORTE. ELIAS POR ORDEM DIVINA AMALDIÇOOU ISRAEL SEM CHUVA POR 3ANOS E SEIS MESES [ I REIS 17.1; TIAGO 5.17 ] EM SUAS FUGAS ERA ALIMENTADO MILAGROSAMENTE PÊLO CORVOS [ I REIS 17.5,6 ; 19.5].

MOROU DURANTE UM CERTO TEMPO NA CASA DE UMA VIUVA EM UMA CIDADE SIDÔNIA [REIS 17.21 ].O PROFETA ELIAS FEZ UM DESAFIO INÉDITO AOS PROFETAS DE BAAL PARA QUE O DEUS VERDADEIRO RESPONDESSE COMO FOGO E JAVÉ MOSTROU SER O DEUS VERDADEIRO NESTE DESAFIO ( I REIS 18).

POR CAUSA DISSO A RAINHA JEZABEL O PERSEGUIU E ELE REFUGIOU-SE PARA O MONTE HOREBE, ONDE TEVE UM CONTATO ESPECIAL COM JAVÉ, E DE LÁ FOI ATÉ ENCONTRAR COM AQUELE QUE SERIA O SEU SUBSTITUTO: ELISEU ( I REIS 19).

ELIAS CONTINUOU O SEU MINISTÉRIO DE CONDENAR O PECADO E MAIS UMA VEZ FOI PROFETIZAR AMEAÇAS PARA O REI ACABE POR TER MATADO O JUSTO NABOTE ( I REIS 21), O REI ACAZIAS TAMBÉM AO PROCURAR AJUDA DE DEUSES ESTRANHOS FOI ADVERTIDO PELO PROFETA QUE MORRERIA POR ISSO ( II REIS 1.1-8).

QUANDO TROPAS DE SOLDADOS VIERAM PARA MATAR O PROFETA, ESTE MANDOU FOGO DO CÉU PARA OS CONSUMIR E ASSIM ACONTECEU ( II REIS 1.9-18). NO TEMPO DETERMINADO JAVÉ DECIDIU LEVAR O PROFETA PARA O CÉU EM VIDA, SENDO ARREBATADO EM UM REDEMOINHO ( II REIS 2.1-11).

O SINAL QUE FICOU DA INVESTIDUTA DE ELISEU COMO SUCESSOR FOI A CAPA DE ELIAS ( II REIS 2.12-25). ELIAS É O PROFETA QUE TEVE COM CRISTO NO MONTE DA TRASFIGURAÇÃO ( MATEUS 17) E QUE SEGUNDO A REVELAÇÃO DO APOCALIPSE DE JESUS PARA JOÃO, COM CERTEZA É UMA DAS DUAS TESTEMUNHAS QUE DEVERÃO VIR A TERRA NA GRANDE TRIBULAÇÃO ( APOCALIPSE 11)

LIÇÃO DE VIDA

ELIAS FOI UM DOS MAIORES PROFETAS QUE DEUS TEVE NA TERRA, SENDO UM PREGOEIRO DA JUSTIÇA E POR ISSO SEMPRE TOMAVA ATITUDES RADICAIS. FOI UM PROFETA DE FOGO E ESPADA LITERALMENTE.



---------------------


O DESAFIO DE ELIAS
O escriba Valdemir Mota de Menezes faz os seguintes apontamentos a respeito deste seriado para a TV, produzido no Brasil e transmitido pela REDE RECORD DE TELEVISÂO:
1 - O filme contextualiza relativamente bem a vida cotidiana dos israelitas no que tange a comida, habitação e vestuário
2 - O filme sai do tópico principal que é o profeta Elias e se demora longamente em conjecturas sobre a vida de Acabe e Jezabel.
3 -Os efeitos visuais do filme é muito fraco, prinicpalmente no ápice do filme, quando Javé faz cair fogo do céu para consumir o holocausto. Qualquer grupo teagtral amador faria algo melhor.
4 - Elias desafiou ao total 850 profetas, sendo estes profetas dos deuses pagão Baal e Asera. O filme mostra um pequeno grupo de pessoas representando estes profetas.É um fiásco, indígno da grande dos fatos reais e uma vergonha para uma produção brasileira.
5 - Critico também o fato de haver no filme, apelo sexual, romances fantasiosos, cenas de beijo, totalmente fora do contexto bíblico e que não edifica a fé de ninguém.

----------------------------

THE CHALLENGE OF ELIJAH
The scribe of Valdemar Mota Menezes makes the followingnotes on this series for TV, produced in Brazil and aired by Rede Record de Televisão:
1 - The film contextualizes relatively well the daily lives of Israeliswhen it comes to food, shelter and clothing
2 - The movie comes out that the main topic is the prophet Elijahand lingers long on conjecture about the life of Ahab and Jezebel.
3-The film's visual effects is very weak, especially at the apex of the film, when Yahweh makes fire come down from heaven to consume the burnt offeringAny amateur theater group would do something better.
4 - Elijah challenged 850 prophets to the total, and theseprophets of the pagan gods Baal and Asherah. The film shows asmall group of people representing these prophetsIt is a failure,unworthy of the great facts and a disgrace to a Brazilian production.
5 - also criticize the fact of the movie, sex appeal, fantasy novels,kissing scenestotally out of context and that biblical faith does not edify anyone.



1





video




2




video

3



video





4


video


5


video


6


video




7
video


8

video


9

video


10
video


11




video]

12


video