quarta-feira, 10 de setembro de 2008

INTRODUÇÃO

O ESTUDO DE HAGIOGRAFIA É MUITO IMPORTANTE PARA ENTENDERMOS O RELACIONAMENTO ENTRE DEUS E OS SEUS SERVOS. VEREMOS E COMPREENDEREMOS MELHOR O CARÁTER DE DEUS, POR SUA VEZ VEREMOS TAMBÉM QUE NEM SEMPRE OS HOMENS DE DEUS FORAM IMPECÁVEIS EM SUAS VIDAS, MAS NEM POR ISSO PERDERAM SUAS CONDIÇÕES PRIVILEGIADAS DIANTE DE DEUS. NOTAREMOS TAMBÉM QUE O AMOR DE DEUS PELOS SEUS FILHOS O OBRIGA MUITAS VEZES A PUNIR E ALGUMAS VEZES COM MUITO RIGOR AQUELES QUE SÃO OS SEUS.

domingo, 7 de setembro de 2008

ADÃO

ADÃO





POR TÉOLOGO VALDEMIR MOTA DE MENEZES

ADÃO FOI O PRIMEIRO HOEM, SENDO CRIADO POR DEUS DO PÓ DA TERRA, FOI TAMBÉM O PRIMEIRO A PROFETIZAR ( QUANDO VIU PELA PRIMEIRA VEZ UMA MULHER). ADÃO INFELIZMENTE DESOBEDECEU AO ÚNICO MANDAMENTO QUE DEUS LHE HAVIA DADO, MAS O SENHOR COMPREENDEU QUE O HOMEM MERECIA UMA NOVA CHANCE, POR ISSO ABRIU CAMINHO PELA EXPIAÇÃO PELO SANGUE ( GÊNESIS 2 E 3)



LIÇÃO DE VIDA



É DIFÍCIL IMAGINAR O QUANTO DEUS AMOU ESTE HOMEM POIS MESMO APÓS A TRAIÇÃO, DEUS O RESGATOU, ALIÁS COMO TEM TENTADO FAZER COM TODO OS DESCENDENTES DE ADÃO.

BARNABÉ

BARNABÉ



LEVITA, NATURAL DA ILHA DE CHIPRE, AOCONVERTER-SE AO CRISTIANISMO ELE INGRESSOU-SE NO SISTEMA DE COMUNIDADE CRISTÃ, ABRINDO MÃO DOS BENS PESSOAIS PARA VIVER COMUNITARIAMENTE EM UM SISTEMA TIPO COMUNISTA ( ATOS 4.36-37). QUANDO PAULO CONVERTEUS-E AO CRISTIANIMSO, FOI BARNABÉ QUEM O CONDUZIU AO CÍRCULO DOS APÓSTOLOS (ATOS 9.27).

QUANDO A IGREJA COMEÇOU A CRESCER NA SÍRIA, ( A IGREJA DE ANTIOQUIA) BARNABÉ FOI ENVIADO COMO MISSIONÁRIO PARA FORTALECER AINDA MAIS A IGREJA ( ATOS 11.19-24). DE LÁ FOI PARA TARSO ( ATOS 11.25) E DE VOLTA A ANTIOQUIA FOI ENVIADO EM MISSÃO PARA JERUSALÉM AFIM DE LEVAR MANTIMENTOS AOS POBRES( ATOS 11.27-30) A SE DE DA SUA MISSÃO ERA EM ANTIOQUIA POR ISSO VOLTOU PARA LÁ E DESTA VEZ LEVANDO MARCOS ( ATOS 12.25). BARNABÉ TAMBÉM EXERCIA O MINSTÉRIO DE PROFETA ( ATOS 13.1).

CORNÉLIO

CORNELIO

A HISTÓRIA COMPLETA DE CORNÉLIO PODE SER LIDA EM ATOS 10 . 48 CORNÉLIO FOI O PRIMEIRO GENTIO A SE TORNAR MEMBRO DA IGREJA POIS ATÉ ENTÃO O CRISTIANISMO NÃO PASSAVA DE UMA SEITA JUDAICA , SUA CONVERSÃO É IMPRESSIONANTE ELE NÃO CONHECENDO O SALVADOR JESUS NEM A MENSAGEM DO EVANGELHO, ELE PROCURAVA VIVER COMO UM SEGUIDOR DO SENHOR , ORAVA, AJUDAVA OS NECESSITADOS E ERA DEVOTO A DEUS.

POR ISSO DEUS ENVIOU UM ANJO QUE DIZIA EM VISÃO PARA CORNÉLIO PROCURAR PEDRO QUE ESTE LHE ENSINARIA O QUE ELE DEVIA FAZER PARA SER SALVO. CORNÉLIO ASSIM O FEZ E PRO ISSO FOI SALVO SUA FÉ FOI TANTA QUE ELE FOI BATIZADO NO ESPLRITO SANTO NO MEIO DA PREGAÇÃO.


LIÇÃO DE VIDA

A VIDA DE CORNÉLIO NOS ENSINA QUE QUEM FAZ O BEM, DEUS PROCURA ATRAI-LOS PARA O SEU REINO [JOÃO 3. 21 ]

DAVI / DINÁ

DAVI


Davi alem de rei era um extraordinário musico e não foi por acaso que as Escrituras Sagradas contém entre os livros poéticos o mais famoso hinário da antiguidade: O LIVRO DE SALMOS. A maior parte é da autoria de Davi.






A arqueologia também contribuiu na comprovação de autenticidade sobre o fenômeno musical que havia em Israel, muitas inscrições e relevos mostram como os instrumentos musicais eram abundantes em Canaã. O interessante na bíblia é que ela não esconde os erros de seus heróis e isso nos vemos retratado no caso do rei Davi que cometeu um homicídio e um adultério e as Escrituras não omitiu esses fatos lamentáveis da vida de Davi.

Nem os mais ferrenhos críticos duvidam da autenticidade do personagem de grande vulto como Davi. Até o exigente critico Martim Noth admite:



”A tradição de Davi deve ser considerada histórica em sua maior parte.”



DINÁ

FILHA DE JACO E DE LIA [GEN 30.20-21] O TEXTO DAS ESCRITURAS QUE NARRA SOBRE ELA É GÊNESLS 34.1-31. LIA ENTURMANDO-SE COM ALGUMAS MOÇAS NA CIDADE QUE DESEJOU VISITAR , ACABOU CONHECENDO SIQUÉM QUE AGARROU–A E A ESTUPROU.

SIQUÉM, DEPOIS DISTO, PROCUROU SE CASAR COM ELA, E O SEU PAI HEMOR SOLICITOU A JACÓ QUE AUTORIZASSE PÊLOS SEUS PECADOS , ENTRETANTO SIMEÃO E LEVI, EM SEUS CORAÇÕES, RESOLVERAM SE VINGAR MATANDO A TODOS OS HOMENS DALI, MAS PARA ISSO PRECISARAM FAZER UMA EMBOSCADA , E POR ISSO CONCORDARAM COM O CASAMENTO DESDE QUE TODOS OS HOMENS CIRCUNCIDASSEM DAÍ QUE ESTANDO ESTES OPERADOS SIMEÃO E LEVI CHACINOU TODOS ELES. JACÓ REPROVOU A ATITUDE DELES [GÊN 3 4.30; 49.5-7).


LIÇÃO DE VIDA

AS ESCRITURAS NÃO REVELAM OS DETALHES, MAS UMA COISA É CERTA, SE ELA(DINÁ) NÃO SE ENVOLVESSE COM MÁS AMIZADES (CANANÉIAS), COM CERTEZA ESTA TRAGÉDIA SERIA EVITADA.

FEBE/FILEMON/FELIPE, APOSTOLO/FILIPE, DIÁCONO/FINÉIAS

FEBE

DIACONISA DA IGREJA EM CENCREIA, SEMPRE HOSPEDAVA OS VIAJANTES EM SUA CASA, ENTRE ELES, ATÉ O PRÓPRIO PAULO. QUANDO ELA VIAJOU PARA ROMA PAULO SOLICITOU A IGREJA DE ROMA PARA RECEBE-LA NO SENHOR SERVINDO EM TUDO QUE ELA PRECISASSE {ROM 16.1-2}.

LICÃO DE VIDA

AS ESCRITURAS NÃO SÃO LITERATURAS SÓ DE GRANDES HOMENS, MAS DE PEQUENAS MULHERES QUE COM SUAS BOAS OBRAS DEIXARAM BONS EXEMPLOS PARA A IGREJA. ASSIM COMO PAULO LEMBROU-SE DESSA IRMÃ, DEUS LEMBRA DE TODOS OS QUE PRESTAM PEQUENOS SERVIÇOS AO REINO.


FILEMON

( GREGO= FILEMONA) UM DOS FILHOS NA FÉ DE PAULO QUE ERA BEM DE VIDA E QUE ENTRE OS SEUS BENS CONSTAVA-SE NA LISTA TERRAS E ESCRAVOS, UM ESCRAVO SEU CHAMADO ONÉSIMO, MUITOS PROBLEMAS LHE DEU (FIL 11) ATÉ QUE SE CONVERTEU E VOLTOU PARA TRABALHAR PARA FILEMON (FILEMON 17). FILEMON ERA CADADO COM ÁPIA E SEU FILHO ERA O ARQUIPO (FILEMON 2) E NA SUA CASA A IGREJA SE REUNIA (FILEMON 2).


FILEMON PERDOA ONÉSIMO


ERA UM HOMEM MUITO CARIDOSO (FILEMON 5.7) E SEGUNDO A TRADIÇÃO ELE RECEBEU O ESCRAVO CRISTÃO ONÉSIMO COMO IRMÃO E APÓS UM CERTO TEMPO O LIBERTOU. ONÉSIMO SEMPRE FICOU COM FILEMON COMO UM MEMBRO DA FAMÍLIA, SENDO UM DOS DIÁCONOS DA IGREJA LOCAL.

Lição de vida

FILEMON NOS ENSINA QUE UMA SOCIEDADE NÃO É MODIFICADA POR UM DECRETO-LEI OU ATRAVÉS DE ACORDOS POLÍTICOS. MAS MODIFICANDO OS INDIVIDUOS DA SOCIEDADE. FILEMON AMOU UM ESCRAVO REBELDE E DELE FEZ UM PARENTE, UM AMIGO, UM DIÁCONO...


FILIPE, APÓSTOLO

( GREGO = FILIPPON ) NASCEU EM BETSAIDA, E AO CONHECER JESUS O SEGUIU, LEVANDO NATANAEL A CRER EM JESUS (JOÃO 1.43-48). JESUS DE MANEIRA HUMORÍSTICA PERGUNTOU PARA FILIPE: “Ó FILIPE, VOCÊ VAI EM QUAL PADARIA COMPRAR PÃO PARA O PESSOAL?” (5 MIL PESSOAS). EM SEGUIDA JESUS FEZ O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES (JOÃO 6.5-6).

FILIPE COM ANDRÉ LEVOU JUDEUS HELENISTAS À CRISTO (JOÃO 12.20-23). FILIPE CERTA VEZ PEDIU A JESUS: “DEIXA-ME VER O PAI E BASTA”. DISSE: EU SOU A EXPRESSÃO EXATA DO PAI (JOÃO 14.8-12).

LIÇÃO DE VIDA
FILIPE MOSTRA UMA VONTADE E UMA CURIOSIDADE QUE DESPERTA O INTERESSE DE TODOS: QUER VER DEUS. TOMARÁ QUE VOCÊ BUSQUE TER CORAÇÃO PURO, PORQUE ENTÃO VOCÊ CERTAMENTE VERÁ A DEUS (MAT 5.8).



FILIPE, O DIÁCONO

( GREGO= FILIPPON) FILIPE ERA UM DOS 7 PRIMEIROS DIÁCONOS (ATOS 6.1-7) E EXERCIA O MINISTÉRIO DE EVANGESLISTA (ATOS 21.8). COMO EVANGELISTA FEZ GRANDE TRABALHO DE AVIVAMENTO EM SAMARIA, OPERANDO MUITOS MILAGRES (ATOS 8.1-8).

EM SAMARIA ELE CONVERTEU O PARANORMAL SIMÃO (ATOS 8.9-13). FILIPE TINHA UM DOM DE REVELAÇÃO (PALAVRA DE CONHECIMENTO) MARAVILHOSO, TENDO INCLUSIVE RECEBIDO DIREÇÃO DE UM ANJO (ATOS 8.26) E DO ESPÍRITO SANTO (ATOS 8.29).

FILIPE CONVERTEU UMA IMPORTANTE AUTORIDADE DA ETIÓPIA (ATOS 8.26-39). A VIDA DE FILIPE ERA REPLETA DE FENÔMENOS SOBRENATURAIS TAIS COMO A TELEPORTAÇÃO (ATOS 8.39-40). SUAS FILHAS ERAM MUITO USADAS COM O DOM DE PROFECIA (ATOS 21.8-9).


LIÇÃO DE VIDA

OS FILHOS SEGUEM OS EXEMPLOS DO PAI, UM MEDÍOCRE QUASE SEMPRE CRIA FUTUROS MEDÍOCRES. UM PAI ENSINADOR, PASSA ESSA EDUCAÇÃO AOS SEUS FILHOS, PAIS COMO FILIPE, USADO POR DEUS, ACABA ESTIMULANDO OS FILHOS A SEREM CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. USANDO EXPRESSÕES EXAGERADAS UM PREGADOR CHEGOU MESMO A DIZER: “FILIPE ERA TÃO CHEIO ESPÍRITO SANTO QUE SUAS FILHAS QUANDO NASCIAM A PRIMEIRA COISA QUE FALAVAM ERAM LÍNGUAS ESTRANHAS”.

FINÉIAS

( GREGO= FINEHAS) NOME DE UM DOS FILHOS DE ELEAZER E NETO DE ARÃO. DEUS SE AGRADOU MUITO DE FINÉIAS PORQUE QUANDO ISRAEL ESTAVA SE DESVIANDO DE JAVÉ, ADORANDO OUTROS DEUSES E SE PROSTITUINDO, FOI ELE QUEM TOMADO DE ZELO POR DEUS, ENTROU EM UMA TENDA E MATOU UM ISRAELITA E UMA MEDIANITA. FAZENDO A IRA DE DEUS CESSAR (NUMEROS 25.1-18).




ELE ERA MUITO CORAJOSOS PARTICIPANDO INCLUSIVE EM GUERRAS NA CONQUISTA DE CANAÃ (NUM 31.6), NA PARTILHA DA TERRA SANTA ELE HERDOU A CIDADE DE GIBEÁ (JOSUÉ 24.33). DEUS FALAVA FREQUENTEMENTE COM ISRAEL POR MEIO DE FINÉIAS (JUÍZES 20.28).

LIÇÃO DE VIDA

OS LÍDERES RELIGIOSOS DEVEM APRENDER COM FINÉIAS A NÃO TER PENA DO IRMÃO INFRATOR, MAS QUE PARA O BEM DA IGREJA É NECESSÁRIO AFASTAR O TRANSGRESSOR DA COMUNHÃO. AI DOS PRESBÍTEROS QUE VENDO PESSOAS EM PECADO NÃO TOMAM UMA ATITUDE. NA ANTIGA ALIANÇA ERA LEGÍTIMO ATÉ MESMO MATAR O INÍQUO.
FINÉIAS
ERA DESCENDENTE DE ARÃO. DEUS MUITO SE AGRADOU DELE POR CAUSA DA SUA ATITUDE PARA COM O PECADO.

ELISEU




ELISEU


ELISEU É UM DOS PERSONAGENS MAIS NOTAVEIS DAS ESCRITURAS, POUCOS HOMEM REALIZARAM TaNTOS MILAGRES COMO ELE. ELISEU ERA FILHO DE SAFATE, MORADOR DE ABEL-MEOLÁ NO VALE DO JORDÂO [I REIS 19.10]

A CHAMADA DE ELISEU PARA O MINITÉRIO DOS PROFETAS FOI ALGO FANTÁSTICO, TENDO ELIAS JOGADO SUA CAPA SOBRE ELISEU ESTE ENTENDEU O CHAMADO E DEIXANDO O ARADO NA QUAL TRABALHAVA SEGUIU O PROFETA [I REIS 19.20-21]. ELE ERA AJUDANTE DE ELIAS ATÉ O DIA QUE ESTE FOI ARREBATADO AO CÉU [I REIS 2.1-12].

ELISEU RECEBEU O DOBRO DO PODER QUE HAVIA EM ELIAS. A VIDA DE ELIEU FOI DE MILAGRES DO COMEÇO ATÉ DEPOIS DA SUA MORTE VEJAMOS OS MOMENTOS MAIS MARCANTES DA SUA VIDA.

EVENTOS NA VIDA DE ELISEU

01 – FAZ AS ÁGUAS DO JORDÃO SE DIVIDIREM ( II REIS 2.13-14)
02 – TRANSFORMA ÁGUA SALGADA EM DOCE ( II REIS 2.19-22)
03 – AMALDIÇOA 42 RAPAZES QUE SÃO DESPEDAÇADOS POR URSOS ( II REIS 2.23-24)
04 – VATICINIO SOBRE MOABE E ISRAEL ( II REIS 3.11-27)
05 – MUTIPLICA O AZEITE DA VIÚVA ( II REIS 4.1-7)
06 – PREDIZ O NASCIMENTO MILAGROSO DO FILHO DA SUNAMITA ( II REIS 4.8-29
07 –A RESSURREIÇÃO DA FILHA DA SUNAMITA ( II REIS 4.30-37)
08 – TRANSFORMA ALIMENTO VENENOSO EM SADIO ( II REIS 4.38-41)
09 – MUTIPLICOU PÃES ( II REIS 4.42-44)
10 – CURA A LEPRA DE NAAMÃ ( II REIS 5.1-19)
11 – CASTIGO DE LEPRA SOBRE GEAZI ( II REIS 5.20-27)
12 – FAZ UM MACHADO FLUTUAR ( II REIS 6.1-7)
13 – REVELA OS PLANOS DOS SÍRIOS ( II REIS 6.8-12)
14 – A PROTEÇÃO DE ANJOS CONTRA O INIMIGO ( II REIS 6.13-17)
15 – CEGUEIRA DOS SÍRIOS ( II REIS 6.17-23)
16 – REVELA UM HOMEM QUE QUERIA MATÁ-LO ( II REIS 6.32-33)
17 – PROFETIZOU O FIM DA FOME EM SAMARIA ( II REIS 7.1-20)
18 – PREDISSE A MORTE DE BENADABE ( II REIS 8.7-15)
19 – PROFETIZA O FIM DA DINASTIA DE ACABE E ORDENA A UNÇÃO DE OUTRO REI ( II REIS 9.10-28)
20 – VATICINOU 3 VITORIAS DE ISRAEL CONTRA OS SÍRIOS ( II REIS 13.14-19)
ESTES FORAM OS MILAGRES E PRODÍGIOS QUE ELISEU REALIZOU EM VIDA. ESTE HOMEM USADO COM TANTO PODER SOBRENATURAL INCRIVELMENTE MORREU DOENTE ( II REIS 13.14) DEPOIS DE MORTO, QUANDO JOGARM UM SOLDADO MORTO NA COVA, O CORPO DO SOLDADO AO TOCAR NOS OSSOS DE ELISEU, O HOMEM RESSUCITOU ( II REIS 13.20-21)

LIÇÃO DE VIDA

ELISEU FOI UM DOS HOMENS CUJO MINISTÉRIO DE FENÔMENOS SOBRENATURAIS FOI MAIS EVIDENTE, SUPERANDO ELIAS, PAULO E PEDRO, ESTANDO NO NÍVEL DOS MAIS PODEROSOS HOMENS DAS ESCRITURAS COMO: MOISÉS E JESUS. NO ENTANTO VEJA O QUE É A GRAÇA, ELE FEZ TANTOS MILAGRES, MAS MORREU DOENTE... ( II CORINTIOS 12.9)

GADE

GADE, O VIDENTE
( = GAD) GADE EXERCEU UM MINISTÉRIO PROFÉTICO MUITO IMPORTANTE NO PALÁCIO NOS DIAS DE DAVI. QUANDO DAVI SE ESCONDIA EM ADULÃO, GADE FOI A DAVI ADVERTINDO PARA SAIR DALI E SE ESCONDER EM OUTRO LUGAR (I SAM 22.5). QUANDO DAVI PERDEU A CONFIANÇA EM DEUS E COMEÇOU A CONFIAR NO EXÉRCITO FAZENDO UM CENSO PARA VER QUANTOS HOMENS PODERIAM SER CHAMADOS A PRESTAR SERVIÇOS MILITAR, FOI GADE QUE ENVIADO POR JAVÉ LEVOU A MENSAGEM DE CASTIGO (II SAM 24.11-14). GADE ERA ALÉM DE PROFETA, MÚSICO POR ISSO ELE FAZIA PARTE DA COMISSÃO DE ORGANIZAR O CORAL DO TEMPLO (II CRÔNICAS 29.35). GADE AINDA ERA ESCRITOR, TENDO ESCRITO AS CRÔNICAS DO REINO DE ISRAEL (I CRÔNICAS 29.29).
LIÇÃO DE VIDA
OS PROFETAS NÃO DEVEM DIVIDIR A IGREJA, NEM A ATIÇAR OS MEMBROS CONTRA A LIDERANÇA DA IGREJA. GADE NOS ENSINA QUE VERDADEIRO PROFETA NÃO SÓ ADVERTE E EXORTA OS LÍDERES QUE COMETEM FALHAS, MAS ESTÃO SEMPRE AJUDANDO OS SEUS SUPERIORES E SUBMISSOS A ELES ATÉ O FIM.


HABACUQUE/HAGAR/HULDA

HABACUQUE

( = HABAKUK) DE UM PROFETA DE JUDÁ MAS SENDO DA TRIBO DE LEVI ONDE A JAVÉ DEUS COMO CANTOR (HAB. 3.19). ESTE PROFETA ESCREVEU UM LIVRO LÁ PELO SÉCULO VII ªC QUE CONSTA NAS ESCRITURAS SAGRADAS. SUAS PROFECIAS PREDIZEM A VINDA DOS CALDEUS (BABILÔNIOS) PARA DESTRUIR OS JUDEUS, POIS DEUS ESTAVA CASTIGANDO SEU POVO.

LIÇÃO DE VIDA

HABACUQUE É UM EXEMPLO PARA AQUELES QUE SÃO CANTORES QUE MUITAS VEZES VIVEM EM CARNALIDADES E NÃO SE APLICAM A TRANSMITIR A MENSAGEM DIVINA COM UNÇÃO.
t
HAGAR

( = HAGAR) ESCRAVA DE SARA QUE FOI COMPRADA POSSIVELMENTE NO EGITO (GÊN 16.1 E 12.10). QUANDO SARA JÁ ESTAVA COM QUASE 80 ANOS, ELA TOMOU SUA ESCRAVA HAGAR E DEU PARA ABRAÃO TER RELAÇÃO SEXUAL COM ELA, POIS SARA PERDEU A FÉ NA PROMESSA (GÊ 16.2-3). COMO A LEI DA MESOPOTÂMIA PERMITIA TAL ARRANJO FAMILIAR, HAGAR ENGRAVIDANDO DESPREZOU SARA (GÊN 16.4-5) MAS SARA AO VER A FELICIDADE DA ESCRAVA COMEÇOU A PERSIGUÍ-LA, POR ISSO HAGAR FUGIU (GÊ 16.6) DAÍ ELA ENCONTROU UM ANJO QUE MANDOU ELA VOLTAR PROMETENDO QUE DE SEU FILHO SAIRIA UM POVO (GÊN 16.7-14) O MENINO CHAMOU-SE ISMAEL (GÊN 16.15-16). MAIS TARDE SARA INFLUENCIOU ABRAÃO PARA MANDAR EMBORA HAGAR E SEU FILHO (GÊN 21.9-11). DEUS CONSOLOU ABRAÃO E AUTORIZOU ELE A DESPEDI-LA (GÊN 21.12-13). NO DESERTO HAGAR DESESPEROU-SE, E OROU COM LÁGRIMAS. DEUS OUVINDO-A CONSOLOU-A (GÊN 21.14-21). OS ÁRABES SÃO OS DESCENDENTES DE HAGAR.

LIÇÃO DE VIDA
DEUS NÃO DÁ A MENOR IMPORTÂNCIA PARA A POSIÇÃO SOCIAL, A CAPACIDADE INTELECTUAL, NEM PARA AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS. HAGAR ERA ESCRAVA, DESPREZADA PELA SUA DONA, JOGADA NO OLHO DA RUA (OU MELHO, NO DESERTO) DEUS DUAS VEZES A AMPAROU E DEU A ELA UMA DESCENDÊNCIA PODEROSA

HULDA

[ =HULDA ] PROFETISA , MULHER DE SALUM UM ´GUARDA DAS ROUPAS REAIS . NOS SEUS DIAS DE REI JOESIAS DE JUDÁ PEDIU AO SUMO-SASERDOTE HILQUIAS PARA ,LEA COMSULTÁ-LA E ELA PREDISSE GRANDES ASSOLAÇÕES QUE ACOMTECERIAM DEPOIS DA MORTE DO REI (II REIS 22.12 –20 ).


LIÇÃO DE VIDA
DEUS TAMBÉM USA AS MULHERES. VEJAM COMO ELA ERA CONSIDERADA EM ISRAEL POI ATÉ O REI E O SUMO- SACERDOTE IAM PEDIR CONSELHOS DIVINOS A ELA.

ISABEL

ISABEL
[ = ] MULHER DE ZACARIAS, O SACERDOTE ELA E SEU ESPOSO ERAM DO TRIBO DE LAVI [ LUC 1,5 ]. ISABEL É CHAMADA DE PRIMA MARIA , AS DE JESUS [ LUC 1,36]. MAS NÃO ERAM PRIMAS DE PRIMEIRO GRAU JÁ QUE JOSÉ E MARIA ERAM DA TRIBO JÚDA . POR ISSO SUPOMOS QUE UM TIU [A] DE MARIA CASOU-SE COM UMA TIA [O] DE ISABEL E ASSIM AMBAS VIERAM A SE TORNAREM PARENTES . ISABEL FOI MÃE DE JOÃO BATISTA [LUC 1.57-86 ].

LIÇÃO DE VIDA
AS VERDADEIRAS BÊNÇÃOS DEUS DÁ AOS FIES COMO ISABEL [LUC 1.6 ] A QUAL DEUS CONCEDEU-LHE PARA TRAZER A VIDA AO GRANDE JOÃO BATISTA.


DESSIN ANIMÉ ABRAHAM










DESSIN ANIMÉ - SAMUEL

SAMUEL









DESSIN ANIMÉ - PROPHÈTE ELIE

LE PROPHÈTE ELIE








NEEMIAS

NEEMIAS UM LIDER


JACOB

~ Jacob ~

Significado: "el que toma por el calcañar" o "el que suplanta".

Nombre del patriarca del Antiguo Testamento, padre del pueblo hebreo; fue hijo de Isaac y de Rebeca y hermano gemelo de Esaú. Su nacimiento fue ansiosamente esperado por su padre que oraba al Señor para que le diese hijos que perpetuasen su nombre y su heredad (Gn. 25:21). La historia de su vida se relata en Gn. 25:21; 50:14.

Antes del nacimiento su madre supo, por revelación divina, que en su seno se originarían dos grandes naciones ya divididas entre sí. Esaú nació primero pero Jacob le siguió asido de su talón (Gn. 25:22.26). Según la ley, la primogenitura le correspondía a Esaú, pero Jacob, con notable astucia, se la arrebató (Gn. 25:29-34; He. 12:16). Protegido por su madre, Jacob logró suplantar a su hermano y obtuvo con engaño la bendición paterna (Gn. 27:1.29), y Esaú indignado, prometió matarlo (Gn. 27.:41). Rebeca misma se vio obligada a procurar que Isaac enviara a Jacob a Harán, con el pretexto de elegir esposa allí (Gn. 27.42. 28:5; Os. 12:12) Durante su viaje Jacob tuvo una visión de una escalera que llegaba hasta el cielo y ángeles de Dios que subían y bajaban. En aquel lugar Dios confirmó a Jacob el pacto con Abraham. Jacob erigió un altar, llamó a aquel lugar Be-tel «casa de Dios") e hizo voto ante Dios (Gn. 28: 11-22).











Cuando Jacob llegó a Harán se hospedó en casa de su tío Labán, a quien sirvió durante siete años para poderse casar con Raquel, de quien se había enamorado. Debió esperar, sin embargo, otros siete años, porque el astuto Laban, siguiendo las costumbres de su tiempo, le entregó antes a su hija mayor llamada Lea (Gn. 29:9.28). Con Lea tuvo seis hijos varones: Rubén, Simeón, Levi, Judá, lsacar y Zabulón, y una hija, Dina; de la esclava de Lea tuvo también otros hijos llamados Gad y Aser. De la esclava de Raquel tuvo a Dan y Neftalí. Finalmente, cuando pudo -después de muchas oraciones- engendrar hijos de Raquel, que recibieron los nombres de José y de Benjamín, éstos llegaron a ser sus favoritos. Todos los hijos de Jacob nacieron en Padanaram «Gn. 35:23-26», menos Benjamin, el menor de todos. que costó la vida a su madre y que nació en el camino de Efrata, esto es Belén (Gn. 35:1619)

La astucia de Jacob era tal que provocó la envidia de los hijos de Labán. Como consecuencia, para zanjar las desavenencias y por indicación divina, se volvió a Canaán pero fue perseguido y alcanzado por Labán. Éste le propuso celebrar un pacto (Gn. 31), se separaron amistosamente y Jacob pudo proseguir su viaje. Al pasar por Mahanaím le salieron al encuentro ángeles de Dios (Gn.32:2:1. 2), Por temor de su hermano Esaú, planeó hábilmente el encuentro con él. La noche anterior luchó con el ángel de Jehová y. en consecuencia, obtuvo una bendición. Fue entonces cuando recibió el nombre de Israel, «el que lucha con Dios »(Gn. 32:24, 32; Os. 12:3, 4), nombre que se perpetuó en «los hijos de Israel» (Gn. 42:5; 45:21), y llegó a abarcar a todo el pueblo elegido de Dios; Jacob llamó a aquel lugar Peniel «(el rostro de Dios»).

Después de su reconciliación con su hermano Esaú. Jacob se instaló en Siquem (Gn. 33:18), pero debido al ultraje de que fue objeto su hija Dina, y a la consecuente venganza de Simeón y Leví contra la ciudad, tuvo que dejar Siquem. Marchó a Bet-el, donde Dios le confirmó sus promesas (Gn. 35:1-15). Después llegó a Hebrón, a tiempo para sepultar a su padre (Gn. 35:27-29).

Jacob es el padre del pueblo de Dios y será siempre un punto de referencia para todos después a lo largo de la historia del pueblo judío, como lo será también para los cristianos. Si bien su carácter astuto está muy lejos de la personalidad y las virtudes del Nuevo Testamento, no obstante, su fe es como de los pilares de la revelación bíblica. Sus hijos empezaron las rencillas ya en tiempos de su padre, Jacob había manifestado una preferencia especial por José, tanto por su carácter como por su extraordinaria inteligencia y por las raras virtudes que el niño poseía. Dios lo había dotado con el raro poder de interpretar los sueños, y cuando narró algunos de sus propíos sueños y también los interpretó ante sus hermanos, éstos le cogieron envidia.

Un día los propios hermanos vendieron a José y le hicieron creer a su padre Jacob que había muerto (Gn. 37). No sería sino años después, cuando fueron a Egipto por causa de una escasez de alimentos, que Jacob y sus hijos descubrirían que el gobernador de aquella tierra era José (Gn. 42- 45). Jacob y sus demás hijos se instalaron en la tierra de Gosén, donde vivió diecisiete años más (Gn- 46 - 47:28). Murió cuando tenía más de 130 años, rodeado de sus hijos y después de otorgar a cada uno su bendición (Gn. 48 y 49). Fue llevado a Canaán para ser sepultado en la cueva de Macpela, como había sido su deseo (Gn. 50:1-14). El nombre de Jacob está ligado a una serie de lugares geográficos, en Hebrón, Canaán. Egipto y Macpela, donde fue enterrado.



Fuente:


http://www.adorador.com/hombresdelabiblia/jacob.htm
La Santa Biblia
Diccionario Bíblico Ilustrado de Vila Santamaría.-Editorial CLIE.

PAULO, ESCRITOR DE HEBREUS

Dans cette série de trois vidéos, le scribe Valdemir Mota de Menezes défend la thèse que l'apôtre Paul a été l'auteur de la Lettre aux Hébreux. La plupart des Bibles ne présentent pas l'auteur de ce livre une des plus belle et instructive Parole de Dieu. (Audio en Protuguês)



Nesta série de três videos, o escriba Valdemir Mota de Menezes defende a tese de que o apostólo Paulo foi o escritor da Carta Aos Hebreus. A maioria das Biblias não apresenta o autor deste livro um dos mais lindos e esclarecedores da palavra de Deus. (audio em protugues)


PARTE 1

video


PARTE 2

video

PARTE 3

video

PAULO, O APÓSTOLO




O apóstolo Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo")


----------------------------------------------------


VEJA VIDEO DO APÓSTOLO PAULO E O REI AGRIPA:

SANSÃO

SANSÃO

SANSÃO, FILHO DE MANOÁ DA TRIBO DE DÃ, NATURAL DE ZORÁ ( JUIZES 13.1-2), POR REVELAÇÃO ANGELICAL SUA MÃE E SEU PAI FORAM AVISADOS DO NASCIMENTO DESTE HOMEM QUE SERIA UM HEROIS DO POVO ISRAELITA



Nos videos abaixo o escriba Valdemir Mota de Menezes faz uma pregação sobre a vida de Sansão mostrando que apesar do caráter fraco de Sansão, ele tinha uma capacidade de se recompor muito grande, reconhecia seu fracasso e retornava para Deus. A vida de Sansão mostra que Deus está sempre disposto a perdoar aqueles que sinceramente se arrependem

(POR ESCRIBA VALDEMIR MOTA DE MENEZES)




parte 1

video


PARTE 2




video


PARTE 3



video

ABRAHAM

El escriba Valdemir Mota de Menezes he leído este artículo sobre las costumbres orientales en el trabajo: Usos y Costumbres de las Tierras de la Biblia.


LAS ESCUELAS DE UR, CUANDO ABRAHAM ERA NIÑO

La expedición arqueológica presidida por Sir Charles Leonard Woolley llevada al cabo
en Ur de los Caldeos, que duró de 1922 a 1934, ha probado que existieron escuelas en la ciudad en que Abrahán pasó su juventud. Se descubrieron ladrillos de arcilla que indican algunas de las materias que se enseñaban en esas escuelas. Los alumnos escribían sus lecciones en ladrillos, y lecciones de vocabulario al dictado. En aritmética, tenían la tablas de multiplicar y dividir, y alumnos más avanzados sabían raíz cuadrada y raíz cúbica, con lecciones de geometría práctica. Las lecciones de gramática incluían ejemplos de conjugación de verbos. Estas revelaciones juntas a otros descubrimientos en Ur, nos dan idea de que Abrahán venía de una ciudad muy civilizada. Sin duda que él asistió a alguna de estas escuelas.










Es cierto que Abraham y Sara estaban familiarizados con leyes de Hamurabí,
habiéndoles sido ensañado este código de babilónicas en su juventud. La explicación a la acción de Sara al a su criada Agar como una esposa secundaria (Gen. 16), fue porque la ley de Hamurabí consentía que se hiciese. Una acción parecida repitió en las relaciones de la familia de Jacob (Gen. 30). Pero después que la ley de Moisés entró en vigor, desapareció esta costumbre en Israel.

SAMUEL

Por Escriba Valdemir Mota de Menezes


SAMUEL
SAMUEL FOI PROFETA E SACERDOTE, ERA FILHO DE ELCANA E ANA ( I SAMUEL 1.1), SUA CONCEPÇÃO OCORREU GRAÇAS A UM VOTO DE SUA MÃE QUE PROMETEU-LHE OFERECER PARA O SERVIÇO DE DEUS ( I SAMUEL 1.2-23). LOGO DEPOIS DE DESMAMADO ANA CUMPRIU O SEU VOTO ( I SAMUEL 1.24-28). CONFORME O HISTORIADOR JUDEU FLAVIO, SAMUEL TINHA 12 ANOS QUANDO DEUS O CHAMOU E MANDOU ELE DAR A MENSAGEM A HELI ( I SAMUEL 3.1-19), ELE LOGO FOI RECONHECIDO COMO PROFETA POR TODO O POVO DE ISRAEL ( I SAMUEL 3.2021). APÓS A MORTE DE HELI, SAMUEL TORNOU-SE A AUTORIDADE MÁXIMA DA NAÇÃO, SENDO RECONHECIDO COMO O ÚLITMO DOS JUÍZES DE ISRAEL.

ELE SEMPRE EXORTAVA O POVO A OBEDIÊNCIA ( I SAMUEL 7.1-6) ( I SAMUEL 7.1-6). HOUVE UMA TENTATIVA DE SUBSTITUIR SAMUEL PELOS SEUS FILHOS QUANDO ELE ESTAVA JÁ VELHO, MAS O POVO NÃO ACEITOU PORQUE SEUS FILHOS NÃO SEGUIAM O CAMINHO DO SEU PAI. POR ISSO PEDIRAM UM REI E SAMUEL POR PEDIDO POPULAR E CONSENTIMENTO DIVINO UNGIIU SAUL REI DE ISRAEL ( I SAMUEL 8.10). SAUL, PORÉM PECOU AO OFERECER SACRIFICIO, COISA QUE COMPETIA AOS SACERDOTES, POR ESTE PECADO, SAMUEL DISSE QUE DEUS NÃO PERMITIRA QUE HOUVESSE UMA DINASTIA DE REIS DA FAMÍLIA DE SAUL ( I SAMUEL 13.8-23; 15.1-31). QUANDO MORREU TODO O ISRAEL CHOROU POR ELE, SENDO RECONHECIDO PELOS ISRAELISTAS COMO UM DOS MAIORES HEROIS DA NAÇÃO ( HEBREUS 11.32).

LIÇÃO DE VIDA

MUITOS QUEREM SER UMA GRANDE FIGURA DO POVO DE DEUS, PORÉM NÃO QUEREM PAGAR O PREÇO DESSA DIGNIDADE. SAMUEL DESDE CRIANÇA MOROU LITERALMENTE COM DEUS, ERA UM HOMEM DE CARÁTER IMPECÁVEL, MORALISTA COMO POUCOS LÍDERES.

URIAS

URIAS, O HETEU

ABAIXO SEGUE TODAS AS PASSAGENS BÍBLICAS QUE CITA URIAS, O HETEU

2 Samuel
11:3 E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
2 Samuel
11:6 ¶ Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
2 Samuel
11:7 Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
2 Samuel
11:8 Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.
2 Samuel
11:9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.
2 Samuel
11:10 E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?
2 Samuel
11:11 E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
2 Samuel
11:12 Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
2 Samuel
11:17 E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
2 Samuel
11:21 Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
2 Samuel
11:24 Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
2 Samuel
11:26 Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
2 Samuel
23:39 Urias, heteu; trinta e sete ao todo.
1 Reis
15:5 Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do SENHOR, e não se tinha desviado de tudo quanto lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu.


(o maior pecado de Davi foi ter premeditado a morte do seu fiel soldado Urias para ficar com a viúva).


Mateus
1:6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias

TIAGO

TIAGO, O APÓSTOLO

NOME DE UM DOS APÓSTOLOS DE JESUS

Mateus
4:21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
Mateus
10:2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Mateus
10:3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;



Mateus
17:1 ¶ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
Marcos
1:19 E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
Marcos
1:29 ¶ E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
Marcos
3:17 E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;
Marcos
3:18 E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote,
Marcos
5:37 E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.



Marcos
9:2 E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
Marcos
10:35 E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
Marcos
10:41 E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
Marcos
13:3 E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:
Marcos
14:33 E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.

Lucas
5:10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
Atos dos Apóstolos
1:13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago


CATEDRAL SANTIAGO DE COMPOSTELA, EM HOMENAGEM AO APOSTOLO TIAGO, LOCAL DE PEREGRINAÇÃO E IDOLATRIA A UM DOS APÓSTOLOS DE JESUS



TIAGO, IRMÃO DE JESUS

Mateus
13:55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?


Marcos
6:3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.


Marcos
15:40 E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;
Marcos


16:1 ¶ E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.

MOISES

El escriba Valdemir Mota de Menezes he leído este artículo sobre las costumbres orientales en el trabajo: Usos y Costumbres de las Tierras de la Biblia.


ESCUELAS DE EGIPTO CUANDO MOISES ERA JOVEN

Esteban nos da el relato de que "Fue enseñado Moisés en sabiduría de los egipcios"
(Hech. 7:22). Nos ha venido de la tierra del Nilo una rica información para hacernos saber lo valioso que la educación de este legislador en Egipto. La tradición nos dice que Moisés concurrió a la escuela del templo del Sol en Heliópolis. Fue allí sin duda donde aprendió a leer y a escribir. Hay indicaciones que recibía lecciones de aritmética, usando la anotación de la escala decimal. Debe haber estudiado suficiente geometría que le permitió estar familiarizado con la agrimensura, el arte de medir la tierra, y sus conocimientos de matemáticas le llevaron a la trigonometría.












Los egipcios también estudiaban la astronomía, así como la arquitectura. También tenían algunos conocimientos de la ciencia médica y dental, y conocían la anatomía y la química, teniendo también conocimientos de los metales, porque tenían minas de oro, y de cobre, y estaban familiarizados con el uso del hierro y la manufactura del bronce. La música también la consideraban como una materia importante en las escuelas egipcias. Moisés debe haber tenido una cultura amplía, y de acuerdo con las
normas del Egipto antiguo, que eran de alto calibre.

MARIA MADALENA

By theologien Valdemir Mota de Menezes

Mary Magdalene was never a prostitute, there is the slightest evidence in the Bible that she was prostitute. The Scriptures only shows that Mary Magdalene was possessed by seven demons, before being converted to Jesus.(Valdemir Mota de Menezes)>


video

Maria Madalena nunca foi prostituta, não há na bíblia a menor evidência de que ela foi meretriz. As Escrituras apenas mostra que maria Madalena foi possuida por sete demônios, antes de se converter a Jesus.

EVA



E V A

EVA (HAVAH) É A PRIMEIRA MULHER DA ESPÉCIE HUMANA ( GÊNESIS 1.28), ELA FOI FEITAS PARA AJUDAR O HOMEM, ADÃO, ( GENESIS 2.20), DEUS A FEZ TIRANDO DA COSTELA DE ADÃO ( GÊNESIS 2.21-22). EVA FOI RECEBIDA COM AMOR PELO SEU MARIDO ( GÊNESIS 2.23-25). EVA FOI O PRINCÍPIO DA DESGRAÇA DA HUMANIDADE, POIS ELA COMETEU PECADOS TERRÍVEIS COMO:

1 – QUERIA SER IGUAL A DEUS ( GÊN 3.5)
2 – PERDEU O TEMOR DE DEUS ( GEN 3.4)
3 – SEDUZIU SEU MARIDO ( GEN 3.6)
4 – PREFERIU O CONSELHO DO DIABO ( GEN 3.4)

APÓS COMER O FRUTO DA ÁRVORE DO BEM E DO MAL, EVA FOI JULGADA POR DEUS. NO JULGAMENTO ELA ALEGOU QUE FOI ENGANADA ( GEN 3.13), DEUS NÃO ACEITOU A DESCULPA E CASTIGOU-A COM AS DORES DE PARTO ( GEN 3.15) E A MALDIÇÃO DE SER DOMINADA PELO HOMEM ( GEN 3.16).

TENDO DEUS EXPULSO O CASAL DO PARAÍSO, AMBOS INICIARAM A VIDA SOFRIDA NESTE MUNDO. OS PRIMEIROS FILHOS DE EVA CHAMAVAM-SE CAIM ( GEN 4.1) E OUTRO ABEL ( GEN 4.2) E OUTRO SETE ( GEN 5.4). EVA ACABOU SENDO SALVA PORQUE O CAMINHO DE VOLTA ESTAVA ABERTO PELO ARREPENDIMENTO E PELA EXPIAÇÃO ( GEN 3.21)

LIÇÃO DE VIDA

EVA COMETEU O MAIOR PECADO QUE PREJUDICOU TODA A HUMANIDADE, MAS MESMO ASSIM DEUS DEIXOU A PORTA DO ARREPENDIMENTO ABERTA.

MOISES

MEU COMENTÁRIO: A travessia do mar vermelho só pode ser explicado pelo poder de Deus. Se o vento tinha forças para empurrar a água, o que não faria com as pessoas??? jogariam-nas longe. (Pelo escriba Valdemir Mota de Menezes)





Simulação explicaria como Moisés abriu o mar
Tweet


Paula Rothman, de INFO Online Quarta-feira, 22 de setembro de 2010 - 13h39


Reprodução
Simulação explicaria como Moisés abriu o mar

Tags:
Física

SÃO PAULO – Pesquisadores usam modelos de computador e física aplicada para entender um dos mais famosos eventos da Bíblia: a separação das águas que permitiu a fuga do povo judeu do Egito.

O estudo foi feito na Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos, e mostra como os movimentos do vento descritos no próprio livro do Êxodo podem ter separado as águas.














Ele considera que a separação das águas pode ser entendida como dinâmica de fluídos: o vento move o líquido de um jeito que está de acordo com as leis da física, criando uma passagem segura com água dois dos lados.

No livro do Êxodo, Moisés conta com a ajuda Divina para permitir a saída do povo de Israel dos domínios do faraó.

A localização exata das águas abertas ainda é motivo de controvérsia para alguns pesquisadores (traduzida muitas vezes como o Mar Vermelho (Red Sea) ou como Sea of Reeds). O que os textos afirmam, no entanto, é que um forte vento soprou durante a noite, permitindo a passagem do povo judeu.

Pela manhã, quando os egípcios tentaram atravessar, as águas se fecharam.

Estudando antigos mapas topográficos do Nilo, os pesquisadores acreditam ter encontrado um caminho alternativo para a passagem. Apesar de haver discrepâncias sobre os fluxos da água na época, alguns oceanógrafos acreditam que um antigo braço do Rio Nilo corria em direção a uma lagoa costeira chamada então de Lago de Tanis. Esses dois fluxos de água teriam se unido, formando uma curva em forma de U.

Após 14 modelos diferentes feitos em computador, os pesquisadores concluíram que um vento de 101 km/h, durando 12 horas, seria capaz de empurrar a água com 1,8 metros de profundidade para criar uma passagem seca entre 3,2 e 4 km de comprimento por 4,8 km de largura. Essa passagem de lama, justamente nesse trecho em U, duraria por quatro horas e seria coberta pela água assim que os ventos parassem de soprar.

Uma análise dos registros arqueológicos, medições de satélite e mapas atuais permitiram estimar o fluxo de água e profundidade que deve ter existido há cerca de 3 mil anos .

De tempos em tempos, cientistas tentam entender se essa passagem bíblica pode ser explicada através de processos naturais, e não milagres – mas este não foi exatamente o objetivo do pesquisador Carl Drews, líder do estudo.

O estudo faz parte de um projeto maior sobre o impacto de ventos na profundidade das águas –e, em nenhum momento, confirma ou nega a intervenção de Deus no evento bíblico.

Ele simplesmente tem a intenção de apresentar um possível cenário de eventos que teriam acontecido há mais de 3 mil anos. A conclusão é a de que um forte vento leste, soprando durante a noite, seria capaz de criar uma passagem no delta do rio Nilo e permitir a travessia.

O estudo foi publicado na PLoS ONE.

ZOROBABEL

OS TEXTOS BÍBLICOS QUE FALAM DE ZOROBABEL SÃO OS QUE SEGUEM ABAIXO:

Crônicas
3:19 E os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei; e os filhos de Zorobabel: Mesulão, Hananias, e Selomite, sua irmã,
Esdras
2:2 Os quais vieram com Zorobabel, Jesuá, Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu, Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná. O número dos homens do povo de Israel:
Esdras
3:2 E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus.
Esdras
3:8 ¶ E no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro a Jerusalém, começaram a obra da casa do SENHOR, e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para que a dirigissem.
Esdras
4:2 Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui.
Esdras
4:3 Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.
Esdras
5:2 Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.
Neemias
12:1 ¶ Estes são sacerdotes e levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesuá: Seraías, Jeremias, Esdras,
Neemias
12:47 Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros as porções de cada dia; e santificavam as porções aos levitas, e os levitas as santificavam aos filhos de Arão.
Ageu
1:1 ¶ No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
Ageu
1:12 ¶ Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o SENHOR seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do SENHOR.
Ageu
1:14 E o SENHOR suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,
Ageu
2:4 Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,
Ageu
2:23 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o SENHOR, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias
4:7 Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.
Zacarias
4:9 As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vós.
Zacarias
4:10 Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos do SENHOR, que percorrem por toda a terra.
Mateus
1:12 E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
Mateus
1:13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
Lucas
3:27 E Jodá de Joanã, e Joanã